Como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo

Como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo

agosto 3, 2023 0 Por ceo evando

Perder ou ter o celular roubado é uma situação muito desagradável e preocupante. Além de perder o aparelho, você pode ter seus dados e informações pessoais acessados por pessoas mal-intencionadas. Por isso, é importante saber como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo, para tentar recuperá-lo ou, pelo menos, proteger os seus dados.

 

Neste post, vamos mostrar como você pode rastrear o seu celular Android ou iPhone usando as ferramentas oficiais do Google e da Apple. Também vamos dar algumas dicas de segurança para evitar que seus dados sejam comprometidos.

 

Como rastrear celular Android

Se você tem um celular Android, pode usar o recurso Encontre Meu Dispositivo, do Google, para localizar, bloquear ou limpar o seu aparelho. Para isso, você precisa ter uma conta do Google vinculada ao seu celular, ter a localização ativada e ter o Encontre Meu Dispositivo ativado.

Para rastrear o seu celular Android, siga os passos abaixo:

– Acesse android.com/find em um navegador de outro dispositivo ou computador;

– Faça login com a sua conta do Google;

– Selecione o dispositivo que você quer rastrear;

– Veja a localização aproximada do seu celular no mapa e o nível de bateria dele.

 

Além de rastrear o seu celular, você pode realizar algumas ações remotas, como:

– Tocar som: faz o seu celular tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou vibração. É útil para encontrar o celular perdido dentro de casa, por exemplo;

– Proteger dispositivo: bloqueia o seu celular com o seu PIN ou senha e desconecta a sua conta do Google. Você também pode adicionar uma mensagem ou um número de telefone na tela de bloqueio para ajudar alguém a devolver o seu aparelho;

– Limpar dispositivo: apaga todos os dados do seu celular permanentemente e impede que ele seja localizado novamente. Essa opção só deve ser usada se você não tiver mais esperança de recuperar o seu aparelho.

 

Atenção: se você encontrar o seu celular depois de limpar os dados dele, será necessário usar a senha da sua conta do Google para usá-lo novamente.

 

Como rastrear iPhone

Se você tem um iPhone, pode usar o recurso Buscar iPhone, da Apple, para localizar, bloquear ou limpar o seu aparelho. Para isso, você precisa ter uma conta do iCloud vinculada ao seu iPhone, ter a localização ativada e ter o Buscar iPhone ativado.

 

Para rastrear o seu iPhone, siga os passos abaixo:

– Acesse icloud.com/find em um navegador de outro dispositivo ou computador;

– Faça login com a sua conta do iCloud;

– Clique em Todos os dispositivos e selecione o dispositivo que você quer rastrear;

– Veja a localização aproximada do seu iPhone no mapa.

Além de rastrear o seu iPhone, você pode realizar algumas ações remotas, como:

– Reproduzir som: faz o seu iPhone emitir um som por dois minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso. É útil para encontrar o iPhone perdido dentro de casa, por exemplo;

– Modo perdido: bloqueia o seu iPhone com um código e exibe uma mensagem personalizada na tela de bloqueio. Você também pode acompanhar a localização do seu aparelho e receber notificações por e-mail quando ele for encontrado;

– Apagar iPhone: apaga todos os dados do seu iPhone permanentemente e impede que ele seja localizado novamente. Essa opção só deve ser usada se você não tiver mais esperança de recuperar o seu aparelho.

Atenção: se você encontrar o seu iPhone depois de apagar os dados dele, será necessário usar a senha da sua conta do iCloud para ativá-lo novamente.

 

Dicas de segurança

Além de saber como rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo, é importante tomar algumas medidas de segurança para evitar que seus dados sejam acessados por pessoas não autorizadas. Veja algumas dicas:

 

– Use um bloqueio de tela com PIN, senha, padrão, impressão digital ou reconhecimento facial;

– Faça backup dos seus dados regularmente na nuvem ou em um computador;

– Não guarde senhas, números de cartão ou informações sensíveis no seu celular;

– Use aplicativos de segurança que possam criptografar, ocultar ou proteger os seus arquivos e aplicativos;

– Não clique em links suspeitos ou baixe aplicativos de fontes desconhecidas;

– Mantenha o seu celular atualizado com as últimas versões do sistema operacional e dos aplicativos;

– Em caso de perda ou roubo, entre em contato com a sua operadora para bloquear o seu chip e o seu IMEI.

 

Conclusão

Rastrear o seu celular em caso de perda ou roubo pode ser uma forma de tentar recuperá-lo ou, pelo menos, proteger os seus dados. Você pode usar as ferramentas oficiais do Google e da Apple para localizar, bloquear ou limpar o seu aparelho Android ou iPhone.

 

Você também pode tomar algumas medidas de segurança para evitar que seus dados sejam acessados por pessoas mal-intencionadas. Lembre-se de usar um bloqueio de tela, fazer backup dos seus dados, não guardar informações sensíveis no seu celular e usar aplicativos de segurança.