Não deixe ninguém roubar a sua conexão: conheça o app que revela os intrusos da sua rede Wi-Fi

Não deixe ninguém roubar a sua conexão: conheça o app que revela os intrusos da sua rede Wi-Fi

setembro 2, 2023 0 Por ceo evando

Você sabia que alguém pode estar usando o seu Wi-Fi sem a sua permissão? Isso pode acontecer se a sua rede não estiver bem protegida por uma senha forte ou se alguém conseguir descobrir a sua senha. Os intrusos podem prejudicar a sua conexão, deixando-a mais lenta e instável, além de representar um risco para a sua segurança e privacidade. Por isso, é importante saber como detectar e bloquear os invasores da sua rede Wi-Fi.

 

 

Neste artigo, vamos apresentar um aplicativo que pode ajudar você nessa tarefa: o Fing. Ele é um app gratuito para Android que permite identificar todos os dispositivos conectados à sua rede Wi-Fi, verificar se eles são realmente seus e bloqueá-los caso sejam desconhecidos. Veja como usar o Fing e proteger a sua internet dos bisbilhoteiros.

 

 

Como usar o Fing para descobrir os intrusos da sua rede Wi-Fi

O Fing é um app simples e intuitivo que pode ser baixado na Google Play Store. Para usá-lo, você deve estar conectado à rede Wi-Fi que deseja monitorar. Ao abrir o app, você deve fazer login com a sua conta do Facebook, Google ou e-mail comum. Em seguida, o app vai mostrar o nome da sua rede Wi-Fi e o número de dispositivos conectados.

 

 

Para ver a lista de dispositivos, toque no ícone de seta ao lado do nome da rede. Você vai ver os nomes, os endereços IP e MAC, os fabricantes e os modelos dos dispositivos. Você pode tocar em cada um deles para ver mais detalhes, como o tipo de dispositivo (smartphone, computador, impressora, etc.), o sistema operacional, o provedor de internet e a localização aproximada.

 

 

Se você reconhecer todos os dispositivos como seus ou de pessoas autorizadas, ótimo! Isso significa que a sua rede está segura e sem intrusos. Mas se você encontrar algum dispositivo estranho ou suspeito, você pode tomar algumas medidas para bloqueá-lo e impedir que ele use o seu Wi-Fi.

 

 

Como bloquear os intrusos da sua rede Wi-Fi com o Fing

O Fing não tem uma função direta de bloquear os dispositivos intrusos da sua rede Wi-Fi, mas ele oferece algumas opções para ajudar você nesse processo. Uma delas é enviar um ping para o dispositivo, que é uma forma de testar a conectividade e verificar se ele está realmente ativo na sua rede. Para fazer isso, toque no dispositivo que você quer bloquear e depois toque no ícone de raio no canto superior direito da tela. Você vai ver uma mensagem dizendo se o ping foi bem-sucedido ou não.

 

 

Outra opção é marcar o dispositivo como desconhecido ou indesejado. Para isso, toque no dispositivo que você quer bloquear e depois toque no ícone de lápis no canto superior direito da tela. Você vai poder editar o nome do dispositivo e escolher uma das opções de reconhecimento: reconhecido (verde), desconhecido (amarelo) ou indesejado (vermelho). Escolha a opção indesejado e salve as alterações.

 

 

Ao fazer isso, você vai poder ver quais são os dispositivos que você quer bloquear na aba Indesejados do app. Além disso, você vai receber uma notificação sempre que esse dispositivo se conectar à sua rede novamente. Assim, você pode ficar atento e tomar as providências necessárias.

 

 

Mas como bloquear efetivamente os intrusos da sua rede Wi-Fi? Uma forma é alterando a senha do seu roteador. Para isso, você precisa acessar as configurações do seu roteador pelo navegador do seu computador ou smartphone. Você deve digitar o endereço IP do seu roteador na barra de endereços (você pode encontrar esse endereço nas informações do seu roteador no Fing) e inserir o usuário e a senha de acesso (você pode encontrar esses dados no manual do seu roteador ou na etiqueta atrás dele).

 

 

Depois de acessar as configurações do seu roteador, procure pela opção de alterar a senha da rede Wi-Fi. Escolha uma senha forte, que contenha letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Salve as alterações e reconecte os seus dispositivos à nova rede. Assim, você vai impedir que os intrusos que tinham a sua senha antiga continuem usando o seu Wi-Fi.

 

 

Outra forma de bloquear os intrusos da sua rede Wi-Fi é usando o filtro MAC do seu roteador. O MAC é um código único que identifica cada dispositivo que se conecta à internet. Você pode usar esse código para criar uma lista de dispositivos permitidos ou proibidos na sua rede Wi-Fi. Para isso, você precisa acessar as configurações do seu roteador pelo navegador do seu computador ou smartphone, como explicado anteriormente.

 

 

Depois de acessar as configurações do seu roteador, procure pela opção de filtro MAC ou controle de acesso. Você vai poder escolher entre dois modos: permitir apenas os dispositivos da lista ou bloquear os dispositivos da lista. Escolha o modo que preferir e insira os endereços MAC dos dispositivos que você quer permitir ou bloquear. Você pode encontrar esses endereços nas informações dos dispositivos no Fing. Salve as alterações e reinicie o seu roteador. Assim, você vai restringir o acesso à sua rede Wi-Fi de acordo com a sua lista.

 

 

Conclusão

Agora você aprendeu como usar o Fing, um app que revela os intrusos da sua rede Wi-Fi. Você viu como identificar os dispositivos conectados à sua rede, como marcar os desconhecidos ou indesejados e como bloqueá-los usando a senha ou o filtro MAC do seu roteador. Com essas dicas, você pode proteger a sua conexão, evitar lentidão e instabilidade e garantir a sua segurança e privacidade na internet. Baixe o Fing aqui e experimente!